WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
IpiaúNotíciasPolítica

EX-VEREADOR JÔ COMENTA PALESTRA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, A  TRIBUNA DA CÂMARA, FOI CEDIDA AO MÉDICO, RENATO e a PSICÓLOGA KATIUSHA,  TEMATICA DA PANDEMIA/VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS

Fiquei muito feliz com a participação do médico neurologista Dr. Renato D´Oliveira Vieira, bem como da psicóloga, Drª Katiusha de Cerqueira Abreu, ambos se posicionaram a respeito da temática da volta as aulas presenciais, no tocante da segurança das umidades escolares, profissionais da educação e educandos e os efeitos da pandemia nos alunos a importância de um retorno com segurança.

É uma temática bastante criteriosa, pois é sabido dos prejuízos que a educação/alunos já obteve nessa necessária parada, visto a precisão de frear a disseminação da Covid 19. Outrossim, já estamos vivenciando um período de imunização com a chegada da vacina, também já nos adaptamos as medidas que inibem a proliferação do vírus. Em recente pesquisa sobre o tema encontrei algumas dicas que considero importante:

  1. Uso de máscara, já é uma prática exigida em todos os ambientes e na escola também deve ser.
  2. Revezamento, ajuda diminuir o contato entre os estudantes e também no controle interno e limpeza dos ambientes.
  3. Higienização, as escolas podem adotar aulas para ensinar os estudantes as diversas formas de higienização das mãos e dos ambientes durante esse momento de pandemia.
  4. Atenção aos momentos em que é necessário tirar a máscara, no almoço, nos lanches, para beber água, nessas horas, os estudantes podem abaixar a máscara. Mas é necessária atenção por parte da equipe da escola e também do próprio estudante, que deve ser instruído quanto aos protocolos e ao distanciamento.
  5. Materiais são de uso pessoal, nesse momento, o estudante precisa ser instruído para não emprestar ou a trocar materiais e lanche.
  6. Atenção aos ambientes, higienização, arejamento e distanciamento são essenciais.
  7. De olho nos grupos de risco, as escolas precisam ter atenção àqueles profissionais que não devem frequentar o ambiente escolar, por conta do risco maior de ficarem doentes. Para esses profissionais, deve ser dada a oportunidade de trabalho remoto.
  8.  A educação não acontece só na escola, os pais precisam instruir seus filhos quantos a higienização das mãos, distanciamento, uso de máscara, uso individualizado do material, etc.
  9. De olho nos sintomas, ouvimos em todos os locais quais são os sintomas da Covid-19, mas é importante ficar de fato de olho, e aparecendo os primeiros sinais, já fazer a notificação e respeitar o isolamento.

    Ressalto que a escola exerce um papel extremamente importante na vida das crianças e das suas famílias, e também é um grande agente de proteção das crianças e dos adolescentes.

Artigos relacionados

Fechar