WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




:: ‘_Destaque3’

Seleção de Ipiaú empata na estreia do Intermunicipal

Ipiaú estreou jogando fora de casa (Foto: Giro Ipiaú)

Ipiaú estreou jogando fora de casa (Foto: Giro Ipiaú)

O jogo de estreia da seleção de Ipiaú no Campeonato Intermunicipal, edição 2017, terminou empatado em 0X0. O time ipiauense enfrentou, na tarde desse domingo (06), na cidade de Ibirapitanga o selecionado local. No próximo domingo (13), a seleção de Ipiaú enfrenta Jitaúna no estádio Pedro Caetano. No outro jogo do grupo, Jitaúna perdeu dentro de casa para Ubaitaba pelo placar de 2×0. Na primeira fase, as seleções jogarão entre si em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Classificam para a segunda fase as três primeiras colocadas de cada grupo. Veja o resultado dos demais jogos.

Ipiaú: Matéria com Davi Lisboa será exibida na Record no domingo (30)

 Produção do programa gravou com Davi em Ipiaú nos dias 15 e 16 de julho (Foto: Giro Ipiaú)


Produção do programa gravou com Davi em Ipiaú nos dias 15 e 16 de julho (Foto: Giro Ipiaú)

A matéria gravada em Ipiaú pela equipe do Programa Domingo Show, apresentado por Geraldo Luís, será apresentado no domingo, dia 30 de julho, a partir das 11h, na TV Record. A informação foi compartilhada nas redes sociais por Gilmara Lisboa, mãe de Davi Lisboa. A história do talentoso garoto de 12 anos será mostrada em rede nacional. Davi e sua mãe viajaram à São Paulo na última quinta-feira (20). Após assistir um vídeo em que o músico ipiauense tocava piano, a produção do programa se interessou em saber mais do garoto que além de músico é ator.

Davi Lisboa e o seu talento com a música chamou a atenção do programa do Geraldo Luís.

Davi Lisboa e o seu talento com a música chamou a atenção do programa do Geraldo Luís.

Uma repórter acompanhada de um cinegrafista e uma produtora estiveram em Ipiaú nos dias 15 e 16 de julho e fizeram gravações na casa do garoto, na escola onde aprendeu música e na praça Rui Barbosa, onde ele tocou piano para uma platéia formada por amigos e familiares (ver matéria). Durante as gravações em Ipiaú, a repórter informou que Davi receberia uma surpresa no palco do Domingo Show. Resta agora aguardar o programa do Geraldo Luís e acompanhar cada detalhes da história de Davi Lisboa. (Giro Ipiaú)

Prefeita Maria das Graças se reunirá nesta sexta-feira com moradores do Bairro Euclides Neto

A Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, iniciará nesta sexta-feira (21/07), a série de encontros nos Bairros para ouvir as necessidades da população, além de debater sobre as principais dificuldades encontradas no município. O primeiro encontro será às 19h, na Escola Maria das Graças, com os moradores do Bairro Euclides Neto.
O objetivo, de acordo com a Chefe do Executivo Ipiauense, é aproximar ainda mais a população da Prefeitura. “Desde que assumi o cargo de Prefeita, estou nos Bairros, ouvindo as pessoas sobre as necessidades. Sempre disse que não seria uma gestora de gabinete. Agora, vamos levar as equipes das Secretarias”, destacou.
O evento no Bairro Euclides Neto conta com o apoio da Associação Comunitária Bairronovense, destacando o reconhecimento da gestão sobre a importância das entidades representativas dos moradores.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Ipiaú – ASCOMPMI

Prefeitura de Ipiaú realiza primeira capacitação dos docentes no Programa Formação pela Escola

Primeira etapa de capacitação dos professores que atuarão no Programa Nacional Formação pela Escola

Primeira etapa de capacitação dos professores que atuarão no Programa Nacional Formação pela Escola

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira(13/07), a primeira etapa de capacitação dos professores que atuarão no Programa Nacional Formação pela Escola. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Secretaria e contou com a presença do Multiplicador Estadual, Moisés Dantas, e da Tutora do município, Maria Lavrador da Silva.
O objetivo, de acordo com o Secretário de Educação, Alan Márcio, é capacitar os docentes envolvidos diretamente com as ações financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Precisamos aplicar os recursos públicos com bastante eficiência, garantindo assim, melhorias significativas na educação do município”, destacou.
Já o Multiplicador Estadual, Moisés Santana, teceu elogios à Gestão Municipal, sobretudo, por proporcionar aos docentes os conhecimentos sobre as ações do Programa do FNDE.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Ipiaú – ASCOMPMI

Escolas têm até o dia 31 de julho para o envio de dados do Censo Escolar 2017

O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de Educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de Educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

As unidades escolares das redes estadual, municipal e particular têm até o dia 31 de julho para informar no sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/) as informações dos estudantes, professores e das escolas para a realização do Censo Escolar da Educação Básica. O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de Educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Os dados coletados pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre outros. Os dados também são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por outros ministérios como Saúde e Esportes e por organismos internacionais como a UNESCO e o UNICEF.

O diretor de Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Marcos Pinho, alerta sobre a importância de as escolas da rede privada também declararem seus dados. “Existe um quantitativo expressivo de aproximadamente 3.183 escolas privadas que até o momento não enviaram suas informações. É importante que essas unidades não deixem de fazer o Censo, pois este ano haverá avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), como a Prova Brasil e a Avaliação do Ensino Médio. Outra questão diz respeito aos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, que dependem dessas informações do Censo para medir a frequência dos estudantes beneficiários do programa”, informa.

Censo Escolar – O Censo Escolar é realizado anualmente em regime de colaboração entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e as secretarias estaduais e municipais da Educação, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizados. A ação engloba todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Básica, onde são coletadas informações dos estudantes, turmas, escolas e profissionais da Educação como unidades de informação principal.

Assessoria de Comunicação – ASCOM

MedioTec inscreve estudantes no Ensino Profissionalizante

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio regular da rede pública podem se inscrever, por meio do [http://(http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/login.seam,]Portal da Secretaria de Educação do Estado, até o próximo dia 20, no MédioTec, no âmbito Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e migrar para o ensino técnico. São 2.224 vagas para 31 cursos oferecidos em 51 municípios baianos.

“O objetivo do MédioTec, um programa do governo federal, é formar jovens que estão hoje cursando o Ensino Médio, não optaram inicialmente pelo curso de Educação Profissional e agora já se sentem amadurecidos o suficiente ou despertaram a sua vocação. Ele pode fazer, no contra turno, um curso técnico e terminar o Ensino Médio com uma formação profissional”, explica o superintendente de Educação Profissional do Estado, Durval Libânio.

Aluna do 3° ano do Centro Estadual de Educação Profissional em Música (Ceep Música), no bairro de Nazaré, em Salvador, Jéssica Santana, cursava o Ensino Médio regular e decidiu mudar para o Ensino Técnico apenas pela motivação de aprender a tocar violão. Ao longo do curso, ela mudou suas pretensões e hoje já pensa em ser professora de música.

“Eu fui aprimorando meus conhecimentos e cheguei à conclusão de que eu quero ser professora”, diz a jovem de 17 anos. A exemplo de Jéssica, Thaís Meneses, 16, aluna do 2° ano, também é oriunda do ensino regular, mas a já chegou com um objetivo definido. “Estudar música é muito importante porque põe sentimentos para fora. Você se expressa de uma forma muito bonita e é também uma forma de alcançar pessoas que possam estar perdidas. Então, é por isso que eu vim para cá”, enfatiza a estudante, que pretende seguir no segmento religioso.

Além da formação em música, os estudantes podem optar por áreas como Administração, Zootecnia, Informática e Automação Indústria. Segundo a diretora do Ceep Música, Cristina Carvalho, os cursos aumentam as chances dos jovens conseguirem um emprego. “Eu tenho 90% de alunos no mercado de trabalho e, desse percentual, também muitos alunos na universidade e trabalhando. Então, é um curso que, talvez, muitos não acreditem nele, mas tem dado realmente muito sucesso e trazido empregabilidade para esses jovens”. Os alunos do Ceep Música são absorvidos como professores em organizações não-governamentais (ONG´s), igrejas, bandas profissionais e alguns seguem a carreira musical fora do País.

Secretaria da Educação oferta 2.224 vagas para nova modalidade de Educação Profissional: o MedioTEC

Uma nova oferta de curso técnico de nível médio estará com as inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (12) até 20 de julho, na rede estadual de ensino. Trata-se do MedioTec, por meio do qual os estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular. As inscrições para as 2.224 vagas ofertadas em 31 cursos, em 51 municípios, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerão, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A portaria com a oferta de curso por município foi divulgada, nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado.

O programa é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação profissional e ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, seja com o emprego formal ou por meio do empreendedorismo. Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo.

Inscrições – O processo seletivo inclui sorteio eletrônico, que ocorre no dia 24 de julho, no qual concorrerão todos os inscritos. Para alguns cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Designer, os primeiros classificados no sorteio eletrônico para o número de vagas ofertadas irão fazer um teste de habilidades específicas, no período de 26/7 a 2/08. No mesmo período está programada a matrícula e entrevistas (quando houver) para todos os cursos. Para tanto, os classificados devem se dirigir aos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhadas para os quais se inscreveram. É preciso levar o original do Histórico Escolar ou atestado escolar atualizado; originais e cópias da Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de residência.

agosto 2017
D S T Q Q S S
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  




blog do marcelo



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia